Você saberia o que fazer em caso de ameaça de HURRICANE?

Esses últimos dias a costa leste dos Estados Unidos, incluindo Miami que é uma cidade que tem muitos brasileiros que moram e passeiam por lá, e países Caribenhos, que também recebem turistas do mundo todo, tem passado por um bocado. Isso porque no momento existem 3 ameaças de furacão prestes a passar por esta região.

A gente só tem a agradecer por não termos furacões no Brasil, mas é sempre bom saber o que fazer nessas situações.

Por exemplo, se você estivesse nessa região e um furacão estivesse prestes a passar por lá, você saberia o que fazer?

Aqui vou te dar várias dicas, este assunto é muito sério e você vai aprender o que fazer com um vocabulário específico para saber como passar por uma ameaça de furacão!

Primeiro você precisa saber que existe nos Estados Unidos um departamento do governo que fica sempre de olho nessas ameaças de Hurricane, que é o National Hurricane Center.

Existem 2 tipos de avisos para alertar a população que um furacão está por vir: WATCH and WARNING 🚨.

Sara, what’s the difference between a WATCH and a WARNING?

Um HURRICANE WATCH significa que possivelmente um furacão pode passar por aquela região e o alerta é feito 48 horas antes de começarem os ventos, para que as pessoas possam se preparar para enfrentar o furacão ou dependendo do caso, evacuar a área.

Um HURRICANE WARNING exige evacuação imediata, isso porque o furacão pode chegar a qualquer momento, então o indicado é pegar o kit de emergência, que já fica preparado pelas pessoas que moram nas regiões afetadas por estas tempestades, e fugir para um local seguro.

Os dois avisos, tanto o WATCH quanto o WARNING são de extrema importância, a diferença é que os WARNINGS são mais urgentes!

Sara how can I know about the warnings?

No caso do WATCH é emitido um aviso geral pelos meios de comunicação para que a população esteja preparada.

Já no WARNING você vai perceber imediatamente quando acontecer, pois eles tocam uma sirene ensurdecerora que não tem como não notar!

 

 

Então se você pretende viajar ou morar em algum desses lugares que eu te falei, você deve saber que precisa tomar algumas precauções e se preparar, pois é entre os meses de Julho e Novembro que as ameaças de furacão crescem nessas regiões e todo mundo tem que estar preparado para emergências.

Sara, how can I prepare myself for a HURRICANE?

Calma que eu vou te dar todas as dicas para você não passar nenhum aperto nessas situações!

FIRST: se você estiver em um HOTEL ou um RESORT, possivelmente não vai precisar se preocupar em estocar água e comida, pois os hotéis dessas regiões estão sempre preparados para este tipo de desastre natural.

O que pode acontecer é precisar evacuar os quartos e colocar todo mundo em um saguão onde caibam todos os hóspedes. São fornecidos suprimentos, água, segurança, as áreas em comum são fechadas e o protocolo é que todo mundo fique no mesmo lugar!

Se o caso for de evacuação, é importante prestar muita atenção nas ordens dos funcionários, mas para você se sentir mais seguro, é importante prestar atenção nos avisos do hotel, pois eles deixam a vista o EVACUATION PLAN, que é um plano de fuga em caso de necessidade.

Se algo acontecer, você já vai saber onde ficam as EMERGENCY EXITS, que são as saídas de emergência, FIRE EXITS em caso de incêndio, as ESCAPE ROUTS que são as rotas de fuga e os SAFE REFUGES que são abrigos seguros caso não dê tempo de evacuar do local.

Se você estiver prestes a ir embora e já tem uma passagem de avião com dia e hora marcadas, o ideal é ligar para a companhia de aviação antes de sair do hotel e tentar um REBOOKING, que é reagendar o vôo para outro dia e horário em segurança. Não é indicado correr para o AIRPORT pois pode ser que você fique preso por lá se o furacão impossibilitar os vôos!

 

SECOND: se você estiver morando em uma área que pode receber um HURRICANE a qualquer momento, é importante seguir alguns passos, e claro, não ficar esperando um WARNING acontecer para saber o que fazer né!

Sempre vai dar tempo de seguir os protocolos nos dois casos de avisos, mas já saber o que fazer antes mesmo de acontecer já vai te ajudar, pois algumas coisas você já pode manter em casa e outras vai saber onde correr para comprar.

Eu preparei para vocês uma lista do que é importante ter em casa já para prevenir, pois quando um alerta de furacão é dado, todo mundo corre para o mercado e as coisas costumam acabar muito rápido!

Não se preocupe pois o Basic Disaster Supplies Kit (Kit de itens básicos para desastres) é composto de coisas simples e não muito caras, mas que fazem toda a diferença para a sobrevivência!

WATER: aproximadamente 4 litros de água por pessoa para beber e para higiene.

Uma dica muito legal é encher a BATHTUB, a banheira da casa com água para dar descarga, TO FLUSH THE TOILET.

FOOD: o indicado é que você mantenha um estoque de comida não perecível, NON-PERISHABLE FOOD. Nos Estados Unidos você encontra uma seção no mercado só de comida enlatada. É importante lembrar que você precisa manter junto da comida um MANUAL CAN OPENER FOR FOOD, um abridor manual de latas. Você vai precisar!

Outra coisa muito importante é ter sempre uma lanterna, FLASHLIGHT, com a passagem de um furacão é quase certeza que você ficará algumas tempo sem energia elétrica.

Um kit de primeiros socorros, FIRST AID KIT não tem como esquecer, nos Estados Unidos você já encontra esses kits montados nos mercados. Nele você vai ter itens para fazer curativos DRESSING, como ADHESIVE BANDAGES de vários tamanhos (o famoso Band-aid), GAUZE para enrolar em caso de machucados, tesoura SCISSORS, esparadrapo (FIRST AID TAPE) entre outros.

Também contém alguns medicamentos básicos como analgésicos (PAINKILLERS), antibióticos ANTIBIOTIC,  lenços para limpeza de machucado ANTISEPTIC CLEANSING WIPES, e etc.

Entre outras coisas para seu DISASTER SUPPLY KIT, o kit de sobrevivência a desastres, também estão apitos para pedir ajuda (WHISTLES), sacos de lixo (GARBAGE BAGS), lenços umedecidos (MOIST TOWELETTES), ferramentas (TOOLS), mapas locais (LOCAL MAPS) porque nessas horas não dá para confiar na internet né!

 

Você também deve ter sempre por perto o celular carregado e baterias extras (A CHARGED CELL PHONE AND EXTRA BATTERIES).

E por último, mas não menos importante, mantenha seu carro sempre abastecido ao máximo (FULL TANK). Assim que receber o WATCH ou WARNING corra para o posto de combustível (GAS STATION) mais próximo, pois se houver um WARNING que é de última hora, não dá tempo de abastecer, é entrar no carro e RUN AWAY!

Também é importante manter um FIRST AID SUPPLY no seu carro, vai que você esteja fora de casa e precise evacuar rapidamente, sempre é bom prevenir né, pois como dizem em inglês, BETTER SAFE THAN SORRY (melhor prevenir do que remediar!).

Bom eu espero do fundo do meu coração que você nunca precise passar por um furacão mas se precisar, aqui você já tem várias dicas preciosas para não passar aperto!

Um super beijo!

See you! 😉

 

 

 

 

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedIn

Comentários

Cometários

Related