Hi, I'm Sara Liliam and I’m here to show you that it’s possible to learn English in a different way.

No conteúdo dessa semana eu vou te dar umas dicas para você não esquecer o Inglês que já aprendeu! Eu dividi esse conteúdo em duas partes porque não adianta fazer um vídeo gigante que você nem vai conseguir absorver tudo.

Let’s get it stared!


Se você já estudou inglês e com o passar do tempo deixou de praticar, com certeza percebeu que seu inglês começa a ficar um pouco enferrujado.

Inclusive se você ainda não conhece muito de inglês, mas está começando a estudar, já percebeu como é difícil guardar tudo aí dentro da sua cachola.

E quando a gente sente que é difícil guardar, que a gente estuda mas esquece pouco tempo depois, a gente começa a achar que a gente tem um problema... Que a gente é “burro” mesmo.

E não é assim! Aquela musiquinha que cantavam para você na escola: “Não sabe, não sabe, vai ter que aprender, orelha de burro, cabeça de E.T.”

Lembra dela né? Pois é, Assim como você não tem cabeça de E.T. e você também não tem orelha de burro. Pode ficar tranquilo porque você não é burro e não tem nenhum problema para aprender inglês.

Na verdade, as pessoas sofrem para aprender porque elas não sabem qual é o jeito que elas aprendem, como o cérebro aprende.

Se você souber qual é o caminho mais rápido para aprender, se você entender como o seu cérebro aprende, você vai passar a estudar do jeito certo e você vai aprender.

Então vamos falar sobre isso:

Como funciona o nosso processo de aprendizagem?

Todas as vezes que a gente aprende uma coisa nova, mas aprende mesmo, e consegue fazer aquilo muito bem, é porque a gente viu e fez a mesma coisa um milhão de vezes. 

Por exemplo, vamos lembrar da nossa época de colégio. Porque a maior parte das pessoas não conseguem se lembrar de tudo o que aprenderam na escola? Porque a maior parte não consegue mais resolver uma equação do segundo grau incompleta?

Porque a gente não se lembra de todas as datas históricas que estudamos? Porque você não lembra mais o nome das fórmulas químicas? Porque esqueceu muitas das regras da gramática? Eu sei que tem gente pensando aí sozinho que não aprendeu essas coisas nem na época da escola, quem dirá agora!

Mas quem estudou mesmo, e sabia muita coisa na época da escola, mas acabou esquecendo, foi porque você nunca mais usou isso na vida. Porque não aplicou de forma prática no seu dia a dia, não reviu nunca mais esse conteúdo. 

E o seu cérebro funciona assim! As informações que a gente usa pouco vão ficando guardadas num lugar mais escondido, difícil de acessar. E o cérebro prioriza aquilo que você usa mais. Se você faz soma, subtração e multiplicação no seu dia a dia, você não vai mais esquecer como se faz essas contas.

E por isso, para nunca mais esquecer as coisas que você aprende em inglês você precisa ter contato com o inglês constantemente. Se você não rever o que estudou, não tiver contato frequente com o inglês, o seu cérebro não vai mais priorizar essa informação, não vai mais considerar que ela é importante, e com o tempo, ele vai guardando num lugar tão escondido do cérebro que mesmo que você queira, não consegue mais se lembrar.

Existem várias formas de ter contato com o inglês no seu dia a dia, eu vou falar disso no próximo vídeo, mas você que já sabe inglês, você precisa mandar a preguiça fora e se esforçar para continuar praticando seu LISTENING (OUVIR) e seu SPEAKING (FALAR) constantemente.

Agora você que ainda está aprendendo inglês, você precisa viver uma IMERSÃO se você quiser aprender de verdade muita coisa em pouco tempo. E imersão é estar exposto ao inglês o máximo que você puder e é fazer muita, mais muita repetição.

A gente fica bom nas coisas que a gente mais pratica.

Se reproduzir o som do TH é algo difícil para você. Pega frases que tenham esse trava-língua e tente todos os dias praticar por alguns minutos, e olha o que vai acontecer em duas semanas. 

Se você praticar de verdade todos os dias, ou você já vai ter zerado esse problema ou você vai ter evoluído muito e só precisa continuar praticando um pouco mais.

Por exemplo, uma pessoa com talento para algum esporte, se ela não treinar muito, ela vai ser ultrapassada por outros atletas que nem tem o mesmo talento, mas que treinam muito mais.

Ninguém quer ter que ficar estudando cinco anos para aprender inglês. Então se o seu objetivo é aprender no menor tempo possível, você precisa treinar muito, precisa viver uma imersão, precisa praticar, praticar e praticar.

Por isso, a repetição, que muitas vezes é chata e cansativa, é EXTREMAMENTE necessária para um aprendizado real. Cada coisa que você aprende, você precisa rever outras vezes, em outras situações, outros contextos. 

Por exemplo, os alunos do meu curso online, eu fiz a conta essa semana, só no primeiro módulo do meu curso DESTRAVE, nas 5 primeiras aulas do curso, meu aluno que segue a rotina mínima de estudo, tem contato com a pronúncia do TH mais de cinco mil vezes.

Isso só no primeiro módulo do curso. Imagina durante todo o curso... são milhares de vezes que ele interage com o TH, ele escuta, ele pronuncia palavras, ele escreve e por aí vai.

É por causa dessa imersão, de tanto contato com o idioma que eles aprendem tanta coisa em pouco tempo.

A dica que vale ouro é: NÃO ESTUDE SÓ NA AULA!!!

Sim, esse é o maior erro das pessoas que estudam inglês é estudar somente na hora da aula. Ver um conteúdo uma única vez é certeza de esquecimento!

E um erro maior ainda, é se dedicar por anos para aprender inglês e depois disso nunca mais “olhar para o inglês”. Para aprender um conteúdo novo, você precisa ver a mesma coisa em diferentes situações, precisa estudar várias vezes. E para não esquecer precisa ter contato constantemente com o que aprendeu.

Então avalie como você tem estudado inglês e o quanto você tem praticado as coisas que aprende. Se não está fixando, se está esquecendo tudo... é porque precisa se esforçar mais nos estudos. Tem que repetir mais, se expor mais.

Agora que você entendeu que para nunca mais esquecer o que aprende você precisa de contato com o inglês constantemente e precisa da repetição, se inscreva lá no meu canal e aciona o sino para receber a notificação do próximo vídeo porque eu vou falar algumas formas de você conseguir incluir o inglês na sua rotina para aumentar a sua imersão.

Dicas valiosas para DESTRAVAR seu inglês em pouco tempo é aqui. 

 

See you! 

Até mais!

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedIn

Comentários

Related